Seja bem-vindo ao nosso blog.

Este é o nosso canal de comunicação!

Qualquer dúvida, contribuição, sugestão ou crítica, escreva-nos: juventude_espirita@hotmail.com


segunda-feira, 25 de julho de 2011

Quem foi Simão Pedro?

Pessoal,

agora vamos aprender mais a respeito de Simão Pedro. A história também foi encontrada no livro "Parábolas e ensinos de Jesus", de Caibar Schutel. Vale a pena a leitura. 


Abraços, 


_______________________________
PARÁBOLAS E ENSINOS DE JESUS – Caibar Schutel
Pedro

Numa breve narrativa é impossível fazer referência minuciosa a todos os Apóstolos. Congregamo-los, reuni-los, sintetizamos todos eles no Apóstolo Pedro, que, parece, era o orador oficial da turma, segundo se depreende dos Atos dos Apóstolos e de outras passagens evangélicas.
O que se nota em Pedro vê-se mais ou menos, mutatis mutandis, em todos eles; homens simples, rústicos, saídos da plebe, filhos do povo. Pedro, pois, bem pode caracterizar o Colégio Apostólico.
Qual é a biografia desse homem?
A História, baseada unicamente nos Evangelhos, só nos diz que Pedro nasceu em Betsaida, Galiléia, e que era filho de um certo Jonas, acrescentando que o seu nome legítimo era Simão. Pedro vivia com sua mulher e sua sogra em Cafarnaum, na margem do Lago Genesaré, onde exercia a profissão de pescador, estendendo a sua ação de pesca no Mar da Galiléia.
O período inicial da vida cristã de Pedro, data do tempo em que Jesus, deixando a cidade de Nazaré, fixou residência em Cafarnaum.
[...]
Um dia Jesus se fez ao longo do mar e viu dois indivíduos lançando suas redes. Eram os irmãos Pedro e André, que se achavam no exercício de sua profissão.
O Mestre chama-os e diz-lhes: “Segui-me, e eu vos farei pescadores de homens.”
Imediatamente eles deixaram as redes e seguiram a Jesus!
Desse dia em diante, nunca mais, nem um só instante, o futuro Apóstolo separou-se do Incomparável Doutrinador.
Que lição! Que extraordinário e substancioso exemplo nos é dado pelo Apóstolo Pedro, cuja vida foi toda dedicada ao amor a seus semelhantes por amor de Jesus!
É lícito supor que, se Jesus tivesse escolhido para seu discípulo um rico e letrado, este não teria mais docilidade, mais constância, mais dedicação pelo seu Mestre do que teve Pedro!
Entretanto, Pedro era um pescador que passara a vida inteira em sua barca, preso à profissão que escolhera por inclinação.
Quem o demoveria da sua canoa, de seus remos, da sua rede, de seus peixes, que lhe proviam, e aos seus, a existência corporal?
Quem o afastaria do aconchego do lar, onde repousava das fadigas do dia, a não ser o Excelso Salvador do Mundo? Que outro alguém lhe poderia proporcionar carícias e doces, imperiosas, convincentes, cativantes palavras de libertação, como as que saíam dos lábios do Filho de Maria?
Pedro, não há dúvida, foi um dos mais amados discípulos de Jesus, o que, em companhia de João e Tiago o seguia em suas curas e nos momentos mais imperiosos, especialmente naqueles em que se salientaram os mais transcendentes fenômenos do Cristianismo!
Nas ocasiões de maior ensinamento, quando havia necessidade da manifestação dos mais eloqüentes fenômenos, estes três apóstolos eram sempre encontrados ao lado de Jesus.
No Lago de Genesaré, sob as ordens do Mestre e pelo poder de Sua clarividência, efetuaram os discípulos a “pesca maravilhosa” tão saliente nos Evangelhos.
Na sua própria casa, em Cafarnaum, Pedro obtém de Jesus a cura de sua sogra, que jazia no leito com terrível febre.
[...]
Mas é bom salientar que, apesar de todas essas lições transcendentes e vivificadoras, os apóstolos só o foram, em verdade, depois que Jesus, deixando este mundo, lhes enviou o Espírito Consolador, o Espírito da Verdade, quando estavam eles reunidos no Cenáculo de Jerusalém; eles o receberam na forma de “línguas de fogo”, e deu-se lugar ao cumprimento da promessa que o Mestre lhes havia feito, para que pudessem exercer livremente a sua tarefa missionária.
[...]
A Missão Apostólica é de conversão e de regeneração sob os ditames básicos do Amor, síntese da Doutrina do Cristo. A missão religiosa, como se nos depara, não está afeta aos sacerdotes e sim aos Apóstolos de todos os tempos. A estes cabe a representação do Cristo, de acordo com a sua Doutrina, em que o espírito sobrepuja a letra.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei aí? Que você achou? Comente aqui!