Seja bem-vindo ao nosso blog.

Este é o nosso canal de comunicação!

Qualquer dúvida, contribuição, sugestão ou crítica, escreva-nos: juventude_espirita@hotmail.com


sexta-feira, 14 de outubro de 2011

Reflexões sobre a parábola dos vinhateiros



Caros amigos, 

ontem, no blog nós conhecemos a parábola dos vinhateiros(Não viu? Clique aqui e conheça). Hoje, conforme prometido, compartilho uma reflexão desta passagem bíblica útil à todos nós. 

Reflitamos a cerca da nossa atual responsabilidade de conhecer a Doutrina Espírita  e o consolador Evangelho que Jesus nos deixou. 

Abraços à todos



A parábola dos vinhateiros

Ainda nas primeiras décadas do terceiro milênio, será perfeitamente natural que as interpretações a cerca de determinadas passagens do evangelho, sejam de grande dificuldade para os principiantes do estudo do evangelho de Jesus.

Sem dúvida alguma, a passagem escolhida exigirá de nós bastante conhecimento histórico. Contudo, com a ajuda dos equipamentos atuais tudo se torna mais fácil. Portanto, é necessário que aqueles que perceberam o chamado do Cristo para iniciar o estudo do seu evangelho, busquem humildemente o aprendizado e o entendimento do conteúdo moral, que revelam suas parábolas.

A referida parábola traz em si uma mensagem não muito comum às demais. Neste caso, existe uma espécie de cobrança para aqueles que desperdiçaram as oportunidades de elevação e mais do que isto, usaram de ingratidão para com o dono da vinha.

Assim, inicia-se um processo que conhecemos como lei de causa e efeito, o que não é novo para os estudiosos desta doutrina. Entretanto, quando vemos nitidamente, o que nos pode ocorrer, quando negligenciamos nossas possibilidades de crescimento moral ou as retardarmos por escolhas equivocadas nas zonas das trevas, não imaginamos o abismo que nos acerca.

Existem além desta análise, outras tantas que poderíamos levar mais tempo para trazê-las ao nosso raciocínio, principalmente sobre determinados ponto do texto em estudo. Lembremos no momento, apenas, que fomos nós os herdeiros desta vinha e como infiéis arrendatários, buscamos tirar proveito dela para o nosso sustento sem permitir que outros dela se aproximassem. Fomos durante séculos exploradores da terra sem nos preocupar com a sua conservação para os próximos herdeiros. Ao contrário, do que deveríamos consideramo-nos eternos donos desta terra e que ninguém mais poderia dela se utilizar.

Também, neste aspecto, faz-se mister analisarmos nossas atitudes egoístas e gananciosas, imperfeições que continuamos nutrindo século após século.

Por isto, apesar de todo este tempo decorrido ainda nos assustamos com o que nos aguarda. Ora, se mantemos atitudes infantis semelhantes aos vinhateiros homicidas que expulsaram de seus corações os profetas e o próprio Cristo, distanciados do bem, com pensamentos excêntricos voltados aos interesses mesquinhos e egoísticos, longe da partilha para com os demais necessitados era de se esperar tal sentença.

O evangelho de Jesus é e será sempre porto seguro aos que desejam dele extrair o aprendizado através de suas máximas e do pano de fundo que envolve cada uma das colocações do Mestre relatadas pelos evangelistas.

Tenhamos, contudo cautela ao propagarmos posicionamentos sem antes aferir se estão condizentes com a mensagem de Jesus.


Uma mensagem do blog Respingos de Luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Ei aí? Que você achou? Comente aqui!